Quero contratar uma boa hospedagem de site. O que devo fazer ? |
Ter um website que fica constantemente offline ou fora do ar, tem sido um problema comum. Quem não já passou por isso ? Pois é, isto é um problema enfrentado por muitos usuários que pagam às vezes caro por um serviço que não satisfaz e deixa a desejar. Em especial no atendimento imediato e solução em curto prazo.
É importante que cada usuário compreenda que a reputação e competência da empresa que você contratará o serviço é de máxima importância. Mas toda empresa que possui um grande nome ou marca é a solução ? Não, definitivamente não é. Muitas empresas conhecidas e que possui grande marca no mercado, deixam a desejar em vários quesitos. Portanto, ter uma marca conhecida ou nome no mercado, não se traduz por competência ou satisfação do consumidor. Nós temos várias referências no mercado, não falo da área de hospedagem de sites, mas em telefonia entre outros. As reclamações são imensas.
Por constantemente observar as reclamações e receber e-mails falando sobre o assunto, eu decidi abrir um tópico sobre esse assunto. Assim pretendo ajudar muitos a encontrar uma solução prática e rápida aos problemas apresentados.Eu mesmo já tive muitas infelicidades em vários servidores no Brasil e no Exterior.
Regras de verificação e observações antes de contratar um serviço:
Antes de qualquer coisa e é um assunto básico, verifique se a empresa que está contratando tem um CNPJ. Muitos se passam por empresa e na verdade não são. Isto é um perigo muito grande, porque você está lidando com uma pessoa física e não jurídica, o que não dá nenhuma segurança aos seus dados e aos serviços oferecidos. Geralmente o CNPJ pode ser visto no final da página. Acesse o site da www.receita.fazenda.gov.br e verifique se o CNPJ bate com o nome da empresa que está contratando o serviço e verifique se a situação cadastral está ativa.
1º) PESQUISAR: Uma coisa que se pode fazer para evitar um problema maior em sua vida é fazer pesquisa. Busque na internet a reputação que a empresa possui entre os clientes e pessoas que usaram tais serviços. Uma coisa que poderá fazer é acessar o site www.reclameaqui.com.br e levantar uma ficha sobre o comportamento da frente as queixas dos clientes. Isto traçará um perfil muito realístico sobre com quem você vai contratar o serviço.
1º) PESQUISAR: Uma coisa que se pode fazer para evitar um problema maior em sua vida é fazer pesquisa. Busque na internet a reputação que a empresa possui entre os clientes e pessoas que usaram tais serviços. Uma coisa que poderá fazer é acessar o site www.reclameaqui.com.br e levantar uma ficha sobre o comportamento da frente as queixas dos clientes. Isto traçará um perfil muito realístico sobre com quem você vai contratar o serviço.
2º) COMUNICAÇÃO: Entre em contato com a empresa por e-mail e veja o tempo de resposta, isto definirá muita coisa. Analise o tratamento e o interesse em responder ou dar um atendimento realmente de valor. Este tipo de primeiro contato, falará muito sobre com quem você manterá um relacionamento de serviços. Se a equipe de atendimento demorar em responder ou responder de maneira automática ( sem alma ), evite qualquer forma de contratação de serviço. Se eles são incapazes de serem úteis e prestativos enquanto você ainda não é cliente, imagina quando for um cliente e tiver uma emergência?
3º) BUROCRACIA: Uma empresa com muitas regras e muita atitude inflexível é um cartão de visita para cair fora. Empresas com atitudes deste tipo não raramente é uma dor de cabeça para que você possa ativar certos serviços ou ter algum tipo de facilidade em momentos de emergências. Empresas que trabalham com um plano inflexível de ações, não estão dispostas a favorecer o cliente em momentos de crise ou de correção de um problema ocasionado por um cliente inexperiente. Há empresas que são rigorosas.
Por exemplo: Um cliente esqueceu de pagar a fatura na Sexta-feira e o sistema financeiro só funciona na próxima Segunda-feira, certamente o cliente ficará com o site fora do ar três dias. Até que o setor financeiro volte a funcionar. São coisas que cada um precisa ver com atenção para não quebrar a cabeça e ter prejuízos no final da história.
4º) PARCERIA: Contrate um serviço com uma empresa que esteja interessada em não ter apenas um cliente, mas um parceiro. Afinal, é um sistema de troca. Não é uma ação unilateral. Um cliente que é de real valor para uma empresa, certamente é um bom aliado. Poucas empresas estão dispostas a ajudar e fazer parte de sua empresa ou vestir a sua camisa. Empresas bem intencionadas e que não visam apenas o ganho mecânico mensal, são bem sucedidas em manter os clientes fidelizados por anos. Muitas empresas começam a mudar certas posturas atualmente, por verificar em suas margens de certos e erros que é a melhor coisa a fazer. Assim deixam para trás uma política defasada e que aos poucos toma uma outra direção.
Por exemplo: Há empresas dispostas a liberar serviços antes do pagamento. Empresas que fazem ajustes em seu site em coisas simples onde você não sabe fazer. Empresas que dão descontos significativos e trabalham favorecendo dentro do possível o cliente. Sem necessidade de promoções ou ficarmos à espera de alguma data comemorativa para obtermos benefícios. Há empresas que em tempo de crise, compreendem a situação de cada conta de serviço contratado, quer seja pessoa jurídica ou pessoa física, simplesmente traçam uma solução e ajudam no que podem para diminuir os gastos dando soluções. Isto significa vestir a camisa.
Você pode até dizer que não é possível e que isso é ilusão, mas acredite, não é bem assim. Existe e é um fato, mas o problema é que são poucas. Você encontrará isso em empresas menores e não tão grandes como as que já possuem Marca e Nomes fortes no mercado. Geralmente essas empresas trabalham dentro da inflexibilidade e dentro de uma postura mais firme, sem meio termo. Seguem um padrão estabelecido e antecipadamente proposto a ser executado. O que torna difícil qualquer negociação. Empresas menores costumam trabalhar por um outro prisma e conduta no mercado.
Não porque são melhores, elas muitas vezes oferecem o mesmo nível de serviço, mas diferente das empresas maiores, elas estão mais acessíveis e dispostas a ouvir o cliente. Uma carteira menor de clientes favorece essa postura, porque elas tem tempo para ouvir mais e se envolver individualmente até onde é possível com as metas ou sonhos dos clientes, criando laços mais fortes e mais confiáveis entre ambos.
Antônio Reis Filho.
Consultor de internet
São Paulo
antonioreisfilhopt@gmail.com
Antônio Reis Filho.
Consultor de internet
São Paulo
antonioreisfilhopt@gmail.com
Realmente, são palavras bem oportunas. É importante verificar tudo isso, porque os resultados posteriores podem não ser agradáveis e o arrependimento tardio não dará solução ao problema que possa ocorrer. Eu estou a procura de uma boa hospedagem e espero que as suas observações possam me ajudar ao escolher uma boa empresa e séria também. Eu estou cansado de quebrar a cabeça com as empresas de grande nome no Brasil.
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